5 erros de escovação que prejudicam seus dentes

Por Daniel Navas. Colaboração para o VivaBem
27 mar 2018




O segredo para ter uma boca saudável é simples: escovar bem os dentes após as refeições, passar o fio dental ao menos uma vez por dia e usar o enxaguante frequentemente. Mas, por mais cuidadoso que você seja com a higiene bucal, existem alguns erros pouco conhecidos na hora da escovação que podem prejudicar os dentes. Veja quais são e evite problemas.

1 - Colocar muita força na escova

Você não deve pressionar a escova contra os dentes como faz quando quer tirar uma mancha do chão. Em longo prazo, o excesso de força tende a desgastar o esmalte dos dentes. Isso pode deixá-los sensíveis, sem brilho, amarelados ou com as pontas quase transparentes.

Aplicar muita força na limpeza -ou usar uma escova muito dura - também pode provocar erosão, retrações gengivais e exposição de parte da raiz dos dentes, o que gera sensibilidade, dor e mau hálito. Portanto, utilize uma escova com cerdas macias e evite pressioná-la demais contra os dentes.

2 - Escovar os dentes logo após comer

Sim, você sempre deve fazer a higiene bucal depois das grandes refeições. Mas não assim que termina de se alimentar. O indicado é esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa neutralizar a acidez gerada na boca pelos alimentos. Passar a escova nos dentes quando a boca ainda está ácida pode contribuir para corroer o esmalte.

3 - Só usar creme dental branqueador

Na tentativa de deixar os dentes mais claros, muitas pessoas optam pela pasta com efeito clareador. Para deixar os dentes branquinhos, esses produtos possuem partículas abrasivas maiores. Elas removem a sujeira da superfície dos dentes ao agirem como uma espécie de "lixa". Se o produto for usado por muito tempo, sem acompanhamento de um profissional, tende a desgastar o esmalte dos dentes, provocando sensibilidade e até erosão.
"O ideal é utilizar o creme dental com efeito branqueador apenas em uma das escovações do dia, alternando-o com uma pasta comum", ensina Jordan Lima da Silva, cirurgião-dentista e vice-presidente da regional de Jaú da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e membro da SucessOdonto Prime, em São Paulo.

4 - Escovar os dentes muitas vezes ao dia

Muitas pessoas acreditam que quanto mais, melhor. Não é bem assim. Até porque, quantidade nem sempre quer dizer qualidade. "Pesquisas apontam que quem escova os dentes muitas vezes por dia -se considerarmos que a escovação depois do jantar é a mesma de antes de dormir.

5 - Trocar a escova pelo enxaguante

Às vezes, na correria do dia a dia, algumas pessoas deixam de escovar os dentes e só fazem um bochecho, que é mais rápido e prático. Apesar de ajudar a eliminar bactérias da boca e evitar o acúmulo de placa, o produto não é um substituto da escova e, sim, um complemento. Segundo a dentista Amélia Mamede, diretora de promoção de saúde da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), fazer a troca constantemente pode levar ao aparecimento de cáries e outras doenças relacionadas à má higienização. Lembre-se que a a escova e fio dental são muito importantes para garantir a manutenção da saúde bucal.


Fonte: UOL