Disfunção da ATM/Dor Orofacial

No início se percebe pequenos barulhos (estalidos) ao abrir e fechar a boca próximo ao ouvido . Com o passar do tempo, esses barulhos podem ser acompanhados de dores nas regiões da bochecha, temporas , cervicais, músculos adjacentes, desvios na trajetória de abertura da boca, dificuldades na mastigação, dores de cabeça, dores de ouvido e até zumbidos. Estes sinais e sintomas, individualmente ou em grupo, caracterizam uma disfunção chamada de DTM (Disfunção Têmporo Mandibular).

Que ocorre na ATM, articulação responsável pelos movimentos da boca. A DTM pode ocorrer tanto em crianças como em adultos, os sintomas dolorosos são mais frequentes nas mulheres.

Auto Exame para Detecção de DTM

Na frente de um espelho, lentamente, abra ao máximo a boca e feche, se apresentar um ou mais sintomas abaixo, você é portador de DTM;
1- Se você teve dificuldades em atingir abertura máxima.
2- Se você observou que durante a abertura seu queixo não abre em linha reta.
3- Se você sentiu estalos.
4- Se você sentiu dor.

Bruxismos

Quando existe um movimento involuntário e incontrolável dos músculos da mastigação com esfregamento dentário, dizemos que o indivíduo apresenta bruxismo.

O Bruxismo atinge homens e mulheres, adultos e crianças na mesma proporção.

Os movimentos mais intensos ocorrem mais frequentemente no período noturno, podendo ocorrer também durante o dia.

Pode se manifestar como um ranger dos dentes, ou existir apenas um apertamento das arcadas dentárias.

Quando as pessoas rangem os dentes, além da possibilidade de atrapalhar o sono de outras por causa do barulho, dependendo do tipo de dentição poderá ocorrer um desgaste excessivo do esmalte dentário, e até mesmo trincas nos dentes.

Dependendo da constituição física da pessoa, pode danificar também as articulações, principalmente as ATMs.

Se o bruxismo for do tipo "apertamento", além da pressão sobre os dentes haverá uma sobrecarga na musculatura que desenvolverá áreas hipersensíveis, podendo se tornar uma possível causa da Dor de Cabeça e ou DTM.