Estudo Sugere Ligação Entre Ausência De Dentes E Doença Renal Crônica



Adultos que não têm dentes podem ser mais propensos a sofrer de doença renal crônica do que aqueles que ainda os têm, de acordo com um estudo publicado recentemente no Journal of Periodontology.

O estudo, conduzido na Case Western Reserve University, examinou a função renal e os indicadores de saúde periodontal em 4.053 adultos norte-americanos com 40 ou mais anos de idade. Após o ajuste dos fatores de risco para doença renal crônica como idade, etnia e uso de tabaco, o estudo mostrou que os participantes que tinham perdido todos os dentes eram mais propensos a ter doença renal crônica do que os pacientes que haviam conservado os dentes naturais.

Um em cada nove norte-americanos sofre de doença renal crônica, de acordo com a National Kidney Fondation. A doença pode afetar a pressão sanguínea e a saúde dos ossos e acabar levando à doença cardíaca ou insuficiência renal.

De acordo com este estudo universitário, a natureza destrutiva da inflamação crônica pode desempenhar um papel importante na prevalência mais alta da doença renal crônica entre pacientes desdentados. A doença periodontal, que frequentemente pode causar a perda de dentes se não for tratada, é uma condição inflamatória e pesquisas anteriores sugerem que a inflamação pode ser uma ligação comum entre doença periodontal e doença renal.

“A razão para examinar adultos desdentados neste estudo foi observar os efeitos de longo prazo da ação das doenças periodontais na presença de doenças renais crônicas”, dizem os autores Dra. Mônica Fisher e seus colaboradores neste estudo. “As doenças periodontais são causas importantes de perdas dentárias em adultos; portanto, a ausência de dentes é considerada como um marcador de doença periodontal pregressa nos participantes do estudo”.

Os autores do estudo observam que são necessárias pesquisas adicionais para entender completamente o porquê de a perda dental estar associada com a prevalência mais alta de doenças renais crônicas.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.


Fonte: Colgate