Dente trincado



Definição
Caso o dente apresente uma rachadura que é muito pequena para aparecer no radiografia ou está sob a gengiva e é difícil de ser identificada. Aparece com maior frequência nos dentes molares.

Sinais e Sintomas
A maioria das pessoas queixa-se de dor ou desconforto ao morder alimentos ou quando os dentes são expostos a temperaturas quentes ou frias. Essa dor ou desconforto não é constante, como ocorre no caso de cárie.

Causas
Como acontece em muitas condições bucais, não há somente uma causa específica para a o dente trincado. Entretanto, algumas causas comuns incluem:
Pessoas que rangem ou apertam os dentes;
Mordida desalinhada que pode colocar muita pressão sobre um dente, fazendo com que ele rache;
Dentes com grandes restaurações;
Dentes que foram submetidos a um tratamento de canal.

Diagnóstico
Muitas pessoas com o dente trincado se queixam dos sintomas por vários meses porque este é um dos problemas dentários mais difíceis de ser diagnosticados. Um exame bucal completo, radiografias e uso alguns aparelhos de transiluminação podem ajudar na detecção. Pessoas com histórico de dente trincado são mais propensas a ter outros, seja ao mesmo tempo ou no futuro.

Prevenção
Se você range ou aperta os dentes, converse com o seu dentista sobre o tratamento. Esse hábito pode aumentar o risco de você trincar o dente.

Tratamento
Apenas o dentista poderá determinar qual será o tratamento melhor indicado para cada caso, que pode incluir uma restauração, assentamento de coroa, obturação de um canal ou, em casos mais graves, extração do dente. O tipo de tratamento que seu dentista recomendará depende da localização e gravidade da trinca do dente, por isso é melhor agendar uma consulta logo que surgir a suspeita da existência dessa lesão em seu dente.

Complicações
Caso a trinca aumente de tamanho, uma parte do dente pode quebrar, o que normalmente causa uma inflamação na gengiva ao redor. Caso perceba isso, consulte o seu dentista para uma avaliação.

Condições Relacionadas
Os dentes são incrivelmente resistentes, porém podem lascar, trincar (fraturar) ou quebrar, o que pode causar danos na polpa e outros desconfortos associados. Além disso, dependendo da trinca, uma restauração ou coroa pode ter sido danificada.


Fonte: Colgate