Saiba como manter a saúde bucal nas festas de São João

Por Colgate
21 set 2017



As festas juninas que se espalham pelo Brasil esta época do ano podem ter tradições e comidas típicas diferentes, de acordo com cada região, mas uma coisa é certa: o açúcar é um dos ingredientes mais presentes nas banquinhas. Quem nunca se deliciou com canjica, paçoca, pé-de-moleque, quentão, puxa-puxa, arroz de leite e maçã do amor, por exemplo?

Segundo o professor de cariologia clinica da Universidade Federal da Paraíba Fábio Correia Sampaio (CROPB 2158), é possível aproveitar os festejos, mas de forma moderada. “A questão que pode trazer preocupação em relação à saúde bucal é a grande quantidade de açúcar, nutrição para as bactérias que vivem na boca produzirem o ácido que prejudica os dentes. Por isso, o indicado é sempre realizar a escovação após ingerir os doces”, afirma o professor.

Consumir alimentos repletos de açúcar constantemente é mais perigoso para a saúde bucal do que ingerir uma quantidade significativa da substância em um único momento, como esclarece o especialista. “Em média dez minutos depois de ingerirmos açúcar, há o pico do ataque ácido, ou seja, as bactérias agindo na boca. Se esse pico se repete a cada uma hora, a ação pode gerar lesões como a cárie, porque vai estar continuamente em contato com o esmalte dentário”. Dessa forma, é melhor para prevenir a cárie: consumir as guloseimas juninas de uma vez só.

O melado e alimentos pegajosos, como maçã do amor, merecem cuidado especial, pois devido à sua consistência o açúcar fica aderido ao dente por mais tempo. O refrigerante, que também é muito comum em festas juninas, deve ser evitado. “Além de ser ácido, é um produto que concentra muito açúcar”, alerta Sampaio. Uma dica, segundo o professor, para quando o refrigerante for a opção, é fazer uso de um canudo, pois dessa forma o contato do líquido com os dentes é evitado.

Durante as festas de São João é preciso ter atenção especial com as crianças. Na maioria dos casos, os pequenos ainda precisam de supervisão para realizar de maneira adequada a higiene bucal, além de geralmente comerem doces em maior quantidade e frequência.

Para minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal, uma dica é realizar bochecho com água logo a pós o consumo, para fazer uma diluição das substâncias na cavidade oral. Outra opção é comer um pedaço de queijo após ingerir o doce, pois esse alimento possui propriedades alcalinas.

Para impedir as possíveis agressões aos dentes, é importantíssimo recuperar os minerais perdidos pela ação das bactérias com uma pasta fluoretada. “A última higiene do dia é fundamental para a prevenção de doenças, pois produzimos menos saliva durante a noite, diminuindo, assim, o potencial de auto limpeza da boca”, afirma o dentista.

Curta o arraial e festeje São João, mas não exagere nos doces e faça uma boa higiene bucal, principalmente à noite.


Fonte: Colgate