Segundo artigos científicos de renomado autores como Proffit e Damon, trata-se do mais eficiente sistema de movimentação dentária, pois produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as "borrachinhas".
Portanto:
1. Maior rapidez (1,8 vezes) em relação a aparelhos convencionais - Concluíram que houve uma redução significativa da força exigida para movimentação dentária (119g no aparelho convencional contra 1,07g no aparelho auto-ligável)
2. Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento.
3. Diminuição no número de visitas ao dentista - Algumas consultas terão intervalos de até 120 dias, ideal para empresários e pessoas que viajam muito e não tem tempo para ir ao dentista com relativa frequência (todo o mês).
Mas ficar tanto tempo com a mesma borrachinha não dá mau hálito?
Não, porque não vai nenhuma borrachinha, pois sabemos que o látex acumula biofilme e dá mau hálito.
4. Ausência daquele mau hálito de quem usa aparelho convencional.
"Ah, mas se não vai mais aquela 'borrachinha' colorida eu não quero usar este aparelho!".
Você deve pesar todas as outras qualidades deste sistema, e no final vai concluir que alcançar o sorriso perfeito em menor tempo, com menos dor, menor acúmulo de sujeira e indo menos ao dentista, valem muito mais a pena do que simplesmente trocar a cor da "borrachinha". Certo?
Fonte:
Ortodontia Contemporânea - FERNANDES, D.J.; ALMEIDA, R.C.C.; QUINTÃO, C.C.A.; ELIAS, C.N.; MIGUEL, J.A.N.
A estética no sitema de bráquetes autoligáveis. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 13, n. 3, p. 97-103, maio/jun. 2008 - JR, V.S.B.; URSI, W.
O aparelho pré-ajustado: sua evolução e suas prescrições. Rev Dent Press Ortod Ortop Facial. Maringá, v. 11, n. 3, p. 104-156, maio/jun. 2006. CLOSS, L.Q.; MUNDSTOCK, K.S.; GANDINI JR., L.G.; RAVELI, D.B.
Os diferentes sistemas de braquetes Self-ligating: uma revisão de literatura. R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v.4, n. 2 – abr./maio 2005