Graças aos avanços científicos e tecnológicos da Odontologia, é possível corrigir quaisquer irregularidades no sorriso tais como: dentes manchados, quebrados ou desalinhados.
Nos dias de hoje, a aparência não é mais mera questão de vaidade, é necessidade no âmbito profissional e social. A odontologia estética nunca esteve tão em evidência como nos últimos anos.
Existem recursos estéticos para praticamente todas as situações, cada vez mais acessíveis e fáceis de realizar.
Eis aqui alguns dos muitos recursos disponíveis:
• Clareamento dental
• Modelagem em resina - É uma opção de tratamento econômico e prático. Repara diferenças de tamanho (dentes curtos, longos, estreitos ou largos). Restaura cáries. É uma excelente alternativa para as tradicionais restaurações de amálgama (restaurações metálicas). Reparar dentes quebrados ou rachados. Permite reproduzir todas as características dos dentes naturais. Proteger a raiz dos dentes nos casos de retração gengival.
• Plástica gengival - Diversos fatores podem comprometer o sorriso, a auto-estima e a qualidade de vida de uma pessoa. A retração gengival e o “sorriso gengival” lideram a lista dos defeitos que mais incomodam os pacientes.
O procedimento indicado para corrigir as retrações é o enxerto de tecido conjuntivo. Com o enxerto há um ganho de volume gengival que, além de cobrir as raízes, diminui a sensibilidade dos dentes e melhora a estética do sorriso.
Já nos casos de “sorriso gengival”, quando os dentes são pequenos e há excesso de gengiva no sorriso, o método corretivo é a Plástica gengival (gengivoplastia).
• Laminados de porcelana ou resina - Dentes tortos, desalinhados e desgastados. Cobrir manchas permanentes que não respondem ao clareamento. Cobrir descolorações causadas por uso de antibióticos. Para fortalecer os dentes com uma camada de porcelana. Clarear os dentes tornando o sorriso mais jovem. Em alguns casos, como alternativa ao tratamento ortodôntico. Alterar a cor, forma, tamanho ou comprimento dos dentes com finalidade estética
• Ortodontia - Aparelho auto ligavel , aparelhos estéticos (invisiveis), aparelho lingual (fixado atrás dos dentes), Sistema INVISALIGN
• Coroas e pontes fixas - Cobrir inteiramente ou parcialmente a coroa de um dente danificado. Boa opção para preencher a falta de dentes. Cobrir um implante dentário. Substituir uma grande restauração (quando a extensão da cárie compromete a estrutura do dente. Funcionam de forma muito semelhante aos dentes naturais. Reforçar um dente após um tratamento de canal. Coroas “metal Free”em porcelana (coroas sem base de metal que escurecem as gengivas.
• Implantes - Próteses dentárias, entre outros.
"A odontologia estética veio para transformar o sorriso tornando-o mais harmônico com o rosto do paciente e auxiliar no rejuvenescimento, inclusive para completar procedimentos plásticos ou dermatológicos."